11 de dezembro de 2012

Excursão - 11/12/2012

Boa noite a todos.

Só para atualizá-los, hoje os alunos foram em excursão para o Museu da Língua Portuguesa (logo terei fotos para mostrar). Isto é interessante pois, enquanto a maioria das escolas levam para o Play Center ou para o Hopi Hari, esta escola (EE Pedro Barros) leva os alunos para uma aventura do conhecimento.

Isso é muito importante porque, analisando a cronologia dos acontecimentos temos o seguinte: a criança entra na escola como uma "tábula rasa" aprende a copiar, escrever e depois ler. Passa um tempo, com o advento da tecnologia, as pessoas esquecem como escrever, de tanto escrever errado ou abreviado, reduzindo palavras à siglas às vezes ininteligíveis que nem no tempo do telégrafo eram usadas. As dedos passam a ser mais rápidos... do que o cérebro. Se você indaga porque tal palavra foi escrita daquela forma, eles simplesmente respondem "o corretor ortográfico não identificou como uma palavra errada." Ao usar uma palavra, mesmo errada, muitas vezes em seu celular, tablet, smartphone ou computador ela passa a fazer parte do seu dicionário pessoal, então o corretor simplesmente pula esta palavra dando a ela status de palavra correta. Então, não basta apenas saber escrever. Tem que saber escrever direito, e o melhor exercício para isso é leitura, com a leitura, a pessoa aumenta seu vocabulário exponencialmente.
Então parabenizo esta ação de levar os alunos em locais onde possam ampliar seus conhecimentos e expandir seus horizontes.

Bom acho que já falei demais, então até a próxima.

Um comentário:

Marta disse...

É isso aí Sílvio, precisamos passar essa mensagem para os nossos jovens, pois a norma culta nunca vai sair da moda.