6 de fevereiro de 2013

Quem tem medo de escrever?

A pergunta é direta, mas tem fundamento. Muitas pessoas não escrevem por terem medo da folha em branco, neste caso, do Word em branco ou mesmo por não dominarem a escrita. Isso acontece por diversos motivos, mas um que se destaca é a falta de costume. Neste post, pretendo auxiliá-los nesse quesito tão necessário a todo blogueiro ou escritor: produzir um artigo de qualidade.

Leia tudo o que puder

É impossível uma pessoa escrever com propriedade sobre aquilo que não conhece. Neste sentido, faz-se necessário entender que a maneira mais simples e direta para adquirir conhecimento ainda é a leitura. Por isso, desenvolva o hábito de ler tudo o que puder. Mesmo os grandes mestres, como Veríssimo e Machado, liam mais do que produziam.

Aprenda com os Profissionais, afinal, eles ganham pra isso


Uma dica muito bacana e que realmente dá resultado é a prática da cópia. Não me entenda mal, não é para sair copiando os artigos de outros blogueiros. Não é para plagiar nem roubar conteúdo usando o Ctrl+C / Ctrl+V. A ideia é que você copie em um caderno, escreva ao mesmo tempo, as informações que está lendo. Por exemplo, sempre incentivo meus alunos a lerem editoriais de jornais e copiarem um artigo por dia. Copiar manuscrito, num papel. Este simples exercício estimulará tanto fatores sinestésicos, quanto visuais e por consequência amplificará sua aprendizagem.


Sem perceber você irá aprender diversas técnicas de introdução, desenvolvimento e conclusão textual, logo aquele medo de escrever se dissipará. Outra conseqüência direta desse exercício é a diminuição de erros gramaticais, isto porque você estará familiarizado com as palavras e terá um vocabulário amplo. Ainda por cima, você estará adquirindo informações para postagens futuras.

Desenvolva uma identidade


Pode parecer estranho eu falar de identidade logo após incentivar a copiar textos como exercício de redação, no entanto e justamente esta característica que irá te diferenciar dos demais blogueiros. Para conseguirmos espaço, faz-se necessário ser diferente. Desenvolva um estilo, um jargão, uma frase de efeito, uma marca, enfim, algo que faça com que as pessoas se lembrem de você.


Por exemplo, sempre termino uma aula ou um artigo escrito para meus alunos com um “Tamo Junto”, é simples, mas como consequência eles se lembram do conteúdo também por este detalhe.


Este é um Guest Post escrito por Roberto Matos do Blog Uma Redação.



Até mais.

Nenhum comentário: